22 julho 2009

Cerâmicas na Amazônia

Outra etapa de produçao de imagens para o MUSA, foi a documentação das cerâmicas descobertas nos sítios arqueológicos na região de Iranduba. Iranduba fica entre os rios Negro e Solimões e após o período da borracha foi abandonada, e reativada com a zona franca de Manaus e distrito industrial. Esta região possui 100 sitios arqueológicos e há 11 anos se faz pesquisa em um projeto chamado Projeto Amazônia Central, coordenado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - Mae/Usp, junto com a Universidade Federal do Amazonas.
Estima-se que no século 16 viviam mas de 5 milhões de pessoas na Amazônia!!! Em aldeias com 10 mil pessoas!!! Sendo que a maior parte dependia da agricultura de plantas domesticadas e semidomesticadas. E a prática dessa agricultura que sempre mudava de lugar, deu espaço para as "TERRAS PRETAS", em função da matéria orgânica depositada nessas áreas. Uma terra extremamente fértil. E onde foram encontradas as peças que fotografei.

urna funerária híbrida (Paredão e Guarita) com tampa. Sítio Lago do Limão. Município de Iranduba, Amazonas, 2005.


apêndice Paredão antropomorfo


vasos Guarita com decoração acanalada e flanges mesiais. Sítio Lauro Sodré. Município de Coari, Amazonas, 2007.




2 comentários:

  1. Oi, estava fazendo umas pesquisas de imagem sobre minha terrinha e vi o seu blog. Achei as peças indígenas maravilhosas. Eu sou natural de Iranduba, mas vivo atualmente em São Paulo, e tive a oportunidade de ver alguns anos atrás ossadas e pedaços de peças indígenas num sítio localizado dentro do próprio município de Iranduba, o famoso sítio Terra Preta, que na época pertencia a uma amiga chamada Eliane, hoje parece que foi vendido, não sei ao certo. Um abraço
    http://espacodalucia.blogspot.com

    ResponderExcluir