16 agosto 2010

Amazônia | Rio Madeira | Queimadas

Fernanda Preto/IPUMA

Durante alguns dias estive fotografando para o Projeto IPUMA - Iniciativa Purus Madeira, na região entre Novo Aripuanã e Manicoré na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Madeira. Esta etapa do projeto foi a sócio-econômica e visitamos algumas comunidades ao longo do Madeira que é um rio enorme, imponente e também o principal afluente do rio Amazonas.
O que me impressionou foi a movimentação diária do rio, balsas, garimpo, barcos regionais, canoas, voadeiras, este rio tem vida agitada e a população ribeirinha que vive em função dessas águas já sofre algumas consequências em função deste agito. Só me pergunto como será depois da construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio?!
Um dos problemas são as queimadas, que perdem o controle. Durante alguns dias a equipe acordava no barco com esta visão, a floresta totalmente coberta de fumaça!

Um comentário:

  1. que foto bonita. a foto, não a fumaça. mas linda a fumaça na foto! qto ao que vai acontecer com as pobres populações ribeirinhas após a construção das hidrelétricas... pergunte aos meninos do paisagem submersa, ou melhor, reveja as fotos deles né!?!? bjo, carol.

    ResponderExcluir